Destaques

As quatro doenças mais perigosas para o coração

cipes-blog-doencas-cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são uma das doenças que mais matam em todo o mundo. Entenda abaixo quais são as principais condições que afetam o coração.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes em todo o mundo, sendo responsáveis por tirar quase 300 mil vidas todos os anos. Isso se dá devido à seriedade de tais doenças, que afetam o coração, um dos principais órgãos do corpo humano e responsável por manter os demais em bom funcionamento.

Outro grave problema das doenças cardíacas também está no grande número de fatores que podem provocá-las ou agravá-las como, por exemplo, o sedentarismo, hábitos alimentares ruins e a hipertensão arterial.

Conheça abaixo as principais doenças cardíacas que acometem pacientes todos os anos e entenda a importância de se atentar aos sintomas e realizar exames preventivos.

Infarto agudo do miocárdio

Mais conhecido como Ataque Cardíaco, o infarto agudo do miocárdio pode levar à morte. Isso porque ele acontece quando ocorre obstrução em uma das artérias coronárias que leva o sangue ao coração. Por conta desse bloqueio o fluxo de sangue acaba sendo impedido de passar por um longo período de tempo fazendo com que o músculo cardíaco fique sem oxigênio e as células cardíacas começam a morrer.

A não oxigenação do órgão pode comprometer totalmente o seu funcionamento ou até mesmo fazer com que ele pare de funcionar completamente.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do organismo. Isso pode ocorrer devido a danos ao músculo cardíaco causados por doenças como hipertensão arterial, doença arterial coronariana e diabetes, entre outras.

Os sintomas da insuficiência cardíaca incluem falta de ar, cansaço, inchaço nas pernas e nos pés e aumento da frequência cardíaca.

Acidente Vascular Cerebral – AVC

O AVC acontece devido a alteração de fluxo sanguíneo no cérebro ele pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, acidente vascular hemorrágico.

Entre os seus principais sintomas estão dor de cabeça muito forte, fraqueza ou dormência na face, braços ou pernas, geralmente afetando um dos lados do corpo, paralisia (dificuldade ou incapacidade de se movimentar), perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar e compreender o que se diz, perda da visão ou dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos.

Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa conhecida como pressão alta e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), atualmente, 33% dos brasileiros sofrem com ela. Essa doença merece todo o tipo de cuidado, pois ela pode levar a outras doenças como o AVC, insuficiência renal e doenças cardiovasculares.

Por ser silenciosa, a maioria das pessoas não apresenta sintomas de imediato, mas quando eles aparecem é comum sentir dores de cabeça, cansaço, tontura e ter sangramentos pelo nariz.

É considerada alta uma pressão arterial em repouso a partir de 140/90mmHg (14 por 9), que não se estabiliza ou diminui.

Cuidar da saúde do coração é fundamental para manter uma boa qualidade de vida.

Além de evitar hábitos prejudiciais como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, é importante manter uma dieta saudável, praticar atividades físicas regularmente e controlar fatores de risco como diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto. Ao identificar sintomas como dor no peito, falta de ar e cansaço, é importante procurar um médico para avaliação e tratamento adequados.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo da Pesquisa Clínica: Facebook, Instagram, LinkedIn.